Mulher sorridente vestindo um top, feliz após o tratamento para pano branco Canesten

Pano branco

O que é o pano branco?

Pano branco (pitiríase versicolor) é uma micose que ocorre devido ao crescimento de um fungo encontrado na flora normal da pele, conhecido por Malassezia furfur. Certos fatores ambientais, genéticos e imunológicos podem levar esse fungo a desenvolver uma forma patogênica, ou seja, tornar-se nocivo à saúde e contribuir para o aparecimento da doença. O pano branco também é conhecido por “micose de praia”, mas, ao contrário do que se pensa, não se pega na praia nem na piscina.

Sinais e sintomas do pano branco

Sintomas comuns do pano branco (pitiríase versicolor):

  • Manchas múltiplas e ovais de cor branca, cinzenta, salmão, acastanhadas ou mesmo avermelhadas que geralmente apresentam uma camada fina descamativa
  • As manchas são normalmente pequenas, nem sempre perceptíveis, mas se forem múltiplas podem unir-se e formar uma ou mais manchas grandes na pele
  • Localizam-se de preferência na parte superior do tronco e dos braços e no pescoço
  • Em crianças o rosto é o local mais comumente afetado
  • Raramente causa coceira

Quando é que deve consultar o seu médico?

Você deve consultar o médico se não houver melhora dos sintomas ao final de 4 semanas ou no caso da infecção estar muito espalhada.

Mulher sorridente, feliz após o tratamento para pano branco Canesten

Tratamento do pano branco

O pano branco pode ser tratado, recorrendo-se a medicamentos de uso tópico (cremes, loções, sprays e xampus) ou oral (comprimidos) dependendo da extensão da infecção. O uso tópico é o tratamento mais comum na maioria dos casos.

Se você recebeu diagnóstico médico de que tem pano branco, pode usar um medicamento antifúngico como Canesten®, que penetra nas camadas afetadas e impede o crescimento dos fungos.

Homem sorridente, feliz após o tratamento para pano branco Canesten

Prevenção do pano branco

Geralmente o pano branco desaparece com o tratamento. Porém, é comum a infecção ter reincidência em algumas pessoas e em caso de condições propícias à proliferação (como em ambientes sudorese ou oleosidade excessiva), levando-se em conta que o fungo responsável por essa infecção vive naturalmente na pele.

Para prevenir o reaparecimento do pano branco, pode ser necessário fazer tratamento preventivo. Consulte o médico que irá indicar um tratamento preventivo correto e regular. As opções de tratamento podem ser a administração de medicamento de uso tópico ou oral nos casos mais difíceis de eliminar o fungo.

Fatos sobre pano branco

ícone de fungo na pele

O pano branco é uma infecção fúngica superficial de pele causada por fungo do gênero Malassezia que vive normalmente na pele sem causar problemas. Não é contagioso, ou seja, não é transmitido de pessoa para pessoa.

ícone de máscara de beleza Canesten

As áreas de pele mais oleosa, como o rosto, o couro cabeludo, o pescoço e a parte superior do tronco costumam ser as mais atingidas. O pano branco raramente provoca dor ou coceira, mas impede o bronzeamento das zonas afetadas, formando manchas.

ícone de regiões de clima quente e úmido Canesten

As pessoas com pele naturalmente escura podem apresentar manchas claras e as de pele clara, manchas escuras. É mais comum nas regiões de clima quente e úmido, sendo as manchas mais evidentes após o bronzeado, parecendo desaparecer no clima frio.