Homem sorridente, feliz após o tratamento para micose de unha Canesten

Micose de unha

A micose de unha (onicomicose) é causada por dermatófitos, fungos altamente contagiosos que crescem em ambientes quentes e úmidos.

Sinais e sintomas de micose de unha

Você pode estar sofrendo de micose de unha se observar:

  • Listras brancas ou amarelas na unha
  • Unhas grossas, irregulares ou quebradiças
  • Perda de brilho
  • Bordas da unha quebradiças ou ásperas
  • Unha solta ou elevada
  • Área abaixo da unha mais grossa ou dura
  • Alteração no formato da unha
  • Resíduos presos embaixo da unha
  • Odor proveniente da unha infectada

Consulte um médico se:

  • As unhas ou a pele embaixo da unha desenvolver uma coloração amarelada ou esverdeada

Se estiver gestante e se tiver qualquer outra doença concomitante, consulte seu médico antes de iniciar qualquer tratamento.

Ícone de médica Canesten

Causas de micose de unha

Vestir sapatos sujos, meias suadas ou andar descalço em áreas públicas, como piscinas ou vestiários, pode causar infecção de micose de unha e outras doenças similares.

Prevenção à micose de unha

Ícone de pé Canesten

Sofrendo de frieira ou pé de atleta? Trate-o o quanto antes, uma vez que o fungo pode se disseminar e afetar as unhas do dedo do pé ou outras áreas da pele, causando micose de unha.

Ícone de unha do dedo do pé aparada Canesten

Mantenha as unhas do dedo do pé curtas e aparadas. A forma correta de cortar ou lixá-las é em formato reto, não arredondado.

Ícone de cortador de unhas Canesten

Ao frequentar salões de pedicure, leve seu próprio conjunto de acessórios. Cortadores e lixas contribuem para a disseminação de infecções por fungos se não forem devidamente esterilizados.

Ícone de dor na unha do dedo do pé ao andar Canesten

Evite usar sapatos apertados. Isso pode danificar a barreira de pele entre a unha e o dedo do pé, permitindo a invasão do fungo.

Fatos sobre a infecção de micose de unha

Ícone de fungo da unha do pé Canesten

Ele é amplamente difundido: mundialmente, o fungo da unha do pé é a doença mais comum da unha, sendo responsável por 50% de todas* as doenças da unha.

Ícone de chuveiro público Canesten

Vestiários, chuveiros públicos e equipamentos não esterilizados em salões de manicure e pedicure aumentam o risco de você contrair a infecção de micose de unha.

Ícone de lavar as mãos Canesten

Lembre-se de lavar as mãos! O contato com uma pessoa que sofre de infecção de micose de unha pode ser o suficiente para contrair a doença.

*Epidemiology, in: Ameen, M. et al.: British Association of Dermatologists’ guidelines for the management of onychomycosis 2014, British Journal of Dermatology (2014) 171, p. 938