Higiene da pele e do pé I Canesten
Pé feminino limpo e saudável com fundo branco

Dicas práticas para higiene da pele e do pé

Obtenha dicas práticas e saiba mais sobre práticas de higiene simples que podem lhe ajudar a evitar contrair e transmitir infecções por fungos.

Higiene da pele e do pé

Os fungos vivem em todo lugar ao seu redor — no ar, no solo, na água e nas plantas. Alguns inclusive vivem naturalmente na sua pele e podem ser benéficos ou prejudiciais. Como é tão difícil evitá-los, as infecções por fungos são muito comuns. Os fungos prejudiciais podem se disseminar em excesso na pele, especialmente se o seu sistema imunológico estiver enfraquecido.

Os tipos mais comuns de infecções por fungos incluem: frieira ou pé de atleta, infecção de micose de unha, coceira genital, dermatofitose e outras infecções fúngicas. Essas doenças são contagiosas, uma vez que os fungos podem ser transmitidos de uma parte do seu corpo para outra ao se coçar, e de uma pessoa para outra. O último caso ocorre não apenas por meio de contato da pele, mas também ao compartilhar roupas ou toalhas ou ter contato com superfícies e objetos contaminados. Por isso, manter uma boa higiene pessoal é tão importante para prevenir infecções da pele por fungos.

Boas práticas de higiene podem ajudar a reduzir o risco de infecções por fungos, parar infecções recorrentes e impedir que elas se disseminem. É bom lembrar que os fungos crescem em ambientes quentes e úmidos, portanto, manter a pele limpa e seca é a primeira e mais importante dica de prevenção.

Se a sua higiene for precária, por exemplo, se os seus pés suarem muito ou você não se secar bem após a ducha ou o banho, o risco de você pegar infecções por fungos pode aumentar.

Vestir roupas limpas também pode ajudar a prevenir a infecção. O mesmo vale para fronhas que acumulam umidade quando você sua durante a noite — troque-as regularmente para impedir que os fungos tenham um foco onde crescer.

Os fungos são comuns em áreas de vestiário comum, como piscinas, academias e chuveiros, áreas de umidade e calor constante. Para evitar pegar infecções por fungos nesses lugares, sempre é recomendável ter cuidado especial. Por exemplo, tenha o cuidado de sempre usar chinelos em chuveiros públicos. Além disso, nunca compartilhe toalhas. Em vez disso, sempre leve a sua própria toalha que você lava e seca em casa após o uso em uma área pública.

Preste atenção nos seus pés para prevenir ou impedir que infecções por fungos voltem, por exemplo frieira ou pé de atleta. Siga estas dicas simples:

Calçados e meias:

  • Escolha meias que repelem a transpiração. As meias de algodão são as melhores
  • Evite calçados que impeçam a respiração do pé ou que pressionem as unhas
  • Use sandálias ou chinelos em vestiários de academias e piscinas para evitar a infecção
  • Tire os sapatos em casa para deixar os pés respirarem

Cuidado do pé e da unha:

  • Evite usar os mesmos acessórios de unha para unhas normais e infectadas
  • Cuide das unhas dos dedos do pé mantendo-as aparadas e limpas
  • Se tiver, leve seus próprios acessórios de unha, como tesouras, cortadores, lixas, utensílios de raspagem e polidores para o salão
  • Verifique se os utensílios do salão de manicure e pedicure são devidamente higienizados e esterilizados de um cliente para o outro
Pés femininos limpos e saudáveis após o tratamento com Canesten

Hábitos simples de higiene que podem evitar que infecções por fungos se disseminem

Infecções por fungos são altamente contagiosas, por isso é importante evitar que elas se disseminem em outras partes do corpo ou outras pessoas. Algumas pessoas são mais vulneráveis que outras e podem contraí-las mais rapidamente; outras nunca se infectam, mesmo tendo contato diário com a pessoa afetada. Hábitos simples de higiene podem lhe ajudar a evitar que infecções por fungos se disseminem.

  • Limpe e seque bem as mãos após ter contato com a parte infectada, após aplicar um tratamento ou após tocar objetos e superfícies que possam estar infectados
  • Mantenha distância de lugares públicos nos quais a probabilidade de você disseminar a infecção seja maior
  • Use seus próprios itens pessoais, não compartilhe roupas, sapatos, toalhas ou fronhas
  • Use toalhas diferentes para a região infectada e o resto do seu corpo

Se você estiver sofrendo de infecção por fungos, Canesten® (clotrimazol) oferece uma linha de produtos que pode lhe ajudar a tratá-la. Além disso, lembre-se de se manter limpo, mas não se lave em excesso porque isso pode irritar a sua pele. O melhor é sempre tratar a sua infecção por fungos o quanto antes. Quanto mais tempo a deixar sem tratamento, maior dano os fungos podem causar à sua pele ou às suas unhas.