Tudo que você precisa saber sobre micose de virilha | Canesten
Homem sorridente de camiseta branca, feliz após o tratamento para micose de virilha Canesten

Tudo que você precisa saber sobre micose de virilha

Descubra o que é micose de virilha e o que pode causá-la. Saiba mais sobre o tratamento, sintomas e prevenção de micose de virilha.

O que é micose de virilha?

O que é tão fácil de pegar quanto frieira ou pé de atleta, mas pode ser muito mais desconfortável? É a micose de virilha, também conhecida como tinea cruris: uma infecção por fungos causada por um grupo de fungos chamados dermatófitos.

É uma infecção da pele que afeta a região da virilha: genitais, a parte interna e superior das coxas e as nádegas. A micose de virilha provoca uma erupção avermelhada, irritante e muitas vezes em formato de anel que aparece na pele. Uma vez que os dermatófitos se disseminam facilmente por meio de coceira, se tiver frieira ou pé de atleta ou micose de unha, o risco de contrair micose de virilha também aumenta. Normalmente, os dermatófitos vivem inofensivamente na pele, no cabelo e nas unhas. No entanto, eles podem se multiplicar rapidamente e causar infecção quando o ambiente é quente e úmido, por exemplo, se você não tirar as roupas molhadas de suor.

A micose de virilha afeta principalmente homens e meninos adolescentes porque a umidade pode ficar retida entre o escroto e a coxa. Muitas vezes, ela também ocorre em atletas porque eles suam muito e vestem roupas justas e úmidas por um longo período. Se tiver sobrepeso, tem maior chance de ter micose de virilha porque o fungo pode crescer em dobras da pele, que estão sujeitas a suarem. Porém, a micose de virilha pode afetar a qualquer um porque ela é altamente contagiosa. É possível contraí-la por meio de contato próximo com uma pessoa infectada, mas também por toalhas contaminadas, roupas e suas mãos, se você tocar em outras áreas infectadas, como seu pé.

Fatores predisponentes de micose de virilha:

  • vestir roupas justas, que irritam a pele
  • ter umidade na região da virilha por causa do suor
  • vestir uma roupa de banho molhada por muito tempo
  • compartilhar toalhas úmidas ou roupas suadas
  • ter contato próximo com uma pessoa infectada

Sinais e sintomas de micose de virilha

A micose de virilha pode ser desconfortável, constrangedora e irritante, mas é importante reconhecer os sintomas para poder tratá-la rapidamente. Ela muitas vezes começa com uma erupção avermelhada, irritante com bordas ressaltadas que pode ser dolorida. A seguir, a erupção se espalha da dobra na virilha em formato de meia lua até a parte superior da coxa. Outros sintomas incluem:

  • sensação de queimação em volta da região afetada
  • pele descamada, rachada ou descascada
  • manchas escamosas avermelhadas ou marrons

A micose de virilha também pode se espalhar pela parte interna da coxa e pelas genitais (resultando em coceira no pênis, no escroto, nos lábios ou na abertura vaginal), além do ânus.

Consulte um médico se a erupção não melhorar dentro de 7 dias após iniciar um tratamento. Do mesmo modo, procure orientação médica se a micose de virilha voltar dentro de algumas semanas após o tratamento com um medicamento antifúngico.

Homem jovem sorridente em pose confiante, vestindo uma camiseta cinza, feliz após o tratamento para micose de virilha Canesten

Tratamento para micose de virilha

Trate a micose de virilha assim que perceber os sintomas para impedir que a infecção se espalhe. Caso contrário, a infecção pode durar meses. Você pode tratá-la com eficácia em casa usando medicamentos antifúngicos de venda livre na forma de um creme para micose de virilha.

Canesten® (clotrimazol) oferece um produto em formato de creme que irá tratar sua coceira genital:

  • Creme de clotrimazol 1% Canesten® — Este creme antifúngico trata a infecção e alivia os sintomas desconfortáveis.

Está tratando a micose de virilha? Estas medidas podem lhe ajudar a se livrar dela mais rapidamente:

  • Lave bem a região afetada, usando sabão e água
  • Seque bem a área afetada após tomar banho e fazer exercícios
  • Troque de roupas e roupa íntima diariamente
  • Vista roupas folgadas de algodão
  • Conclua o tratamento, mesmo se parecer que a infecção já está passando
Homem adulto de moletom cinza, em pé e sorrindo, feliz após o tratamento para micose de virilha Canesten

Prevenção de micose de virilha

Praticar boa higiene pode ajudar a evitar micose de virilha. Lembre-se de lavar bem as mãos após o contato com uma pessoa infectada, após tocar em áreas infectadas, como frieira ou pé de atleta, ou após aplicar o tratamento. A frieira ou pé de atleta é provocado pelo mesmo fungo causador de micose de virilha, portanto, caso esteja com frieira ou pé de atleta, trate-o rapidamente para impedir que ele se espalhe na região da virilha.

Outras dicas incluem:

  • Vista roupas folgadas durante o treino e evite tecidos sintéticos
  • Garanta a higiene correta e mantenha a região da virilha seca, especialmente após se lavar ou fazer exercício físico
  • Escolha somente roupa íntima de algodão e troque-a diariamente
  • Troque as suas toalhas regularmente e evite usar toalhas disponíveis em áreas públicas
  • Use toalhas diferentes para a região infectada e o resto do seu corpo
  • Não compartilhe itens pessoais, roupas ou toalhas

*Thing Rinda Soong, et al. Chapter 4 - Infectious Disorders of the Lower Genital Tract, Editor(s): Christopher P. Crum, et al. Diagnostic Gynecologic and Obstetric Pathology (Third Edition), Elsevier, 2018, Pages 62-100, ISBN 9780323447324, https://doi.org/10.1016/B978-0-323-44732-4.00004-2.